Quem Escreve:

Um apaixonado por computadores desde 1982. Desde o dia em que os meus olhinhos, até então inocentes, caíram pela primeira vez em cima do Spectrum ZX 48k do meu vizinho. Foi amor digital à primeira olhadela.

Nesse dia, todas as séries de ficção científica da televisão entraram no meu mundo. Todas num rompante e ao mesmo tempo. A magia tinha chegado à minha vida. Fiquei imediatamente agarrado àquele mundo virtual novinho em folha.

Volto aos computadores em 2000, desta vez como técnico e pela mão de um amigo de sempre e  do meu patrão, meus mentores. Agora sim, estava como queria.

Passados estes anos permaneço continuamente apaixonado por esta profissão, um desafio constante e sempre em mudança. Durante este tempo montei pc’s,  instalei redes, trabalhei com quase todas as marcas de routers do nosso reduzido mercado, configurei e administrei servidores diversos. Liguei pc’s a Mac’s e geri redes híbridas. E mil outras coisas.

Começo a utilizar a Internet em 1999 e de novo a magia se instala na minha vida. Na minha e na de milhões de pessoas, num número que ainda não parou de crescer. Sem a net, muitos dos projectos e aprendizagem teriam ficado pelo caminho. Os fóruns, blogs, websites e comunidades virtuais são recursos técnicos sem preço, de tanto valor possuem. Sem eles, todo um mundo de software open source teria permanecido desconhecido para mim. Sem esta partilha generosa, de pessoas de todo o mundo unidas pelo amor à informática, alguns dos meus projectos mais complexos teriam falhado. Agora é a minha vez de partilhar e esta a forma de o fazer.

Como “blogger” nem amador sou. Nem vou ofender ninguém dizendo que sou escritor, autor ou coisa do género. Não sou nenhum mago das palavras. E a minha varinha não tem condão. Tem um fio. É o meu teclado. Mas deste não saem sons e cores de perpétuo encanto. Tento apenas amanhar umas linhas sobre um assunto que vivo, respiro e transpiro – informática. Assino sob o pseudónimo de SonhosDigitais, expressão que vive há anos na minha cabeça e tem um significado particular. Não tenho qualquer relação com o blogger Brasileiro de mesmo “nome”, nem qualquer outro site ou blog em que surja esta expressão.

Espero que gostem dos tutoriais e que estes vos ajudem no dia-a-dia e, se assim for, agradeçam partilhando-os. Para quem escreve é necessário o reconhecimento de quem lê, essa é a motivação. E é através dos botões Share, Like, Facebook e outros que nos chega esse feedback e, com ele, a validação do nosso trabalho. Por isso, peço-vos um minuto para clicarem nos tais botões e fazerem os artigos chegar a mais pessoas.

Quem aqui escreve fá-lo com ideias, um computador, uma ligação à net e algum tempo. E, sobretudo, boa vontade. Por favor, lembre-se sempre disto quando nos criticar. Se acha que pode fazer melhor e quiser participar, contacte-nos. Se não tiver nada de bom para dizer, fique calado e pense sempre antes de abrir a boca ou o computador. Se tiver uma crítica construtiva que nos ajude a melhorar o nosso projecto, venha ela.

Obrigado e espero que aprenda, divertindo-se.

SonhosDigitais

Colaboradores Ocasionais:

Diogo Silva

Marco Santos