Novo Windows Vai Ser Menino

E Já Tem Nome

Win10Logo

E os mais atentos, com olho de águia, já perceberam pela imagem que se vai chamar Windows 10. Ou assim anunciou a Microsoft num evento em São Francisco, a 30 de Setembro último. É que o Windows 8/8.1 continua a polarizar opiniões e está para lá de Plutão em relação a ser um caso de sucesso. A Microsoft prevê o lançamento do novo sistema operativo para o final de 2015.

Se me tivessem perguntado se um sistema operativo único, mas para plataformas diferentes com necessidades distintas iria funcionar, ter-lhes-ia dito que não. Não é por ser muito inteligente ou perceber muito de interfaces gráficas, pois nada disso é verdadeiro. É apenas pelo facto de o Ubuntu (distribuição GNU/Linux) ter fracassado nesta mesma obsessão das interfaces únicas, em 2010, com o Unity. Em vez de unidade (Unity) criaram, sim, divisão na comunidade de utilizadores e do GNU/Linux em geral. O mesmo conseguiu a Microsoft. Tantos cérebros supostamente grandes e ninguém foi capaz de olhar para aquilo que já tinha sido feito, sem sucesso, por outros. O que seria de nós sem os (mega) flops da nossa querida Microsoft!

As Novidades

O menu Iniciar está de volta, revisto e melhorado e completamente personalizável. Suporta as aplicações de sempre mais os Live Tiles.

Start menu Windows 10

As aplicações voltarão a correr dentro de janelas, mesmo as da Windows Store. Com barra de título e botõezinhos para redimensionar e fechar as janelas. Simples e prático, como a roda que não precisa de ser reinventada.

TudoEmJanelas-500x281

Novo botão Task View, na barra de tarefas, para alternar rapidamente entre aplicações abertas e áreas de trabalho.

New task view button

Teremos Snap enhancements, para melhor dimensionamento da(s) área(s) de trabalho consoante tamanho de monitor (ou tipo de dispositivo) disponível.

Snap enhancements

Novidade no Windows 10, mas utilizado desde sempre no Linux e recentemente no mac OSX, múltiplas áreas de trabalho, se desejado. Também a caminho vem um Explorador do Windows mais rápido e com melhor indexação das nossas tralhas ou preciosos ficheiros de trabalho.

Virtual Desktop

O Windows 10 Na Net

E os links

http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2014/09/30/announcing-windows-10/

http://techcrunch.com/2014/09/30/microsoft-announces-windows-10/

http://www.tecmundo.com.br/windows-10/63767-windows-10-confirmado-nome-novo-windows.htm

http://lifehacker.com/the-coolest-windows-10-features-microsoft-didnt-announc-1642802880

Vamos Experimentar O Novo Windows?

Todos podemos fazê-lo através do Windows Insider Program, que nos permite fazer o download do ficheiro ISO para instalação do sistema. Esta versão beta ou  Technical Preview, segundo a Microsoft, expira a 15 de Abril de 2015. Está disponível em Inglês, Português Brasileiro e Chinês Simplificado. Precisam de um pc/máquina virtual com as seguintes especificações, além de uma conta Microsoft e acesso à net:

CPU – 1 GHz ou superior;

RAM – 1 GB para 32 bits ou 2 GB para 64 bits;

HDD – 16 GB disponíveis (precisam de mais se quiserem instalar software);

GPU – Compatível com Microsoft DirectX 9 e controladores WDDM;

Como usar o Windows Technical Preview.

Não instalem esta versão no vosso pc/portátil principal ou se só tiverem um pc, sob pena de perderem todos os dados. Esta é uma versão experimental.stop_sign

Para A Semana

Vem o vídeo (está 30% feito) a ensinar como instalar o Windows 10, no VirtualBox. A instalação num pc é igual mas pode necessitar de controladores (drivers) específicos para o vosso hardware. Corrijam-me quando necessário porque eu engano-me, como já devem ter reparado.

Obrigado e até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios

2 comentários a “Novo Windows Vai Ser Menino

  1. Entre o 8.1 e 10 ficaria com o 8.1. Para meu uso pessoal fico com o 7.

Os comentários estão fechados.