Para Instalar Sistemas Operativos

Use Rufus – O Mais Rápido Do UniversoRufusSite_small

Fui ao cliente pôr a internet a funcionar. Um portátil já velho, daqueles com “wireless b” da intel, e rede sem fios que simplesmente não funciona. Nem à lei do martelo. Decidimo-nos pelo fiável cabo ethernet. Dois ou três dias a surfar a interweb e a instalação do XP foi à vida. Sem surpresas até aqui. A surpresa veio depois, quando fui acusado de ter arranjado a internet e ter estragado o portátil. O fulano ainda estava a dever-me o dinheiro da assistência! Enfim, gente desta calha a todos.

Depois de esclarecida a situação, e que ele me devia guito, lá lhe expliquei que o problema era uma instalação sem qualquer tipo de manutenção, há vários anos. Acordámos preço e levei o portátil para instalar o sistema. Sem partição original de recuperação e sem unidade óptica a funcionar, tentei de tudo para instalar o XP na velha máquina. Sem sucesso. Ora era das calças, ora era do cú, ora era das cuecas ou dos sapatos. Estive quase a desistir, então p’ra quem era!

Mais Rápido Que A Própria Sombra

Mas desistir perante uma máquina não faz parte dos meus atributos profissionais. Era preciso uma nova solução, já que os habituais “instaladores USB” não estavam a funcionar. De volta ao telefone para uma conversinha com o google. Desta feita encontrei o Rufus, uma aplicação que se usa sem instalar, como outras do género, e que funcionou onde as outras falharam. Um autêntico Lucky Luke das “aplicações para preparar pendrives usb para instalações a partir de ISO”, oram vejam a imagem.

RufusSpeedChart

E assim lá consegui passar a ISO do Windows XP para a pendrive. E foi bastante rápido, tão rápido que na altura fiquei em dúvida em relação ao resultado. Mas tudo funcionou como dizia na caixa, “deite uma concha da sopa, de chocolate, para uma colher de chá de açucar…”. Perfeito.

Encher Chouriços

O Rufus é de utilização e distribuição gratuita, segundo a licença GPL, e suporta uma carrada de línguas, incluindo a nossa. Corre no Windows, a partir do XP, em versões de 32 e 64 bits, suporta UEFI e GPT e consegue lidar com a maioria das imagens ISO, linux(es) incluídos. E o site da http://rufus.akeo.ie/ é cinzento. Rufus, a aplicação com nome de cão. Rima e tudo, acho que sou um poeta.

DOWNLOAD do RUFUS

Os Outros Suspeitos

Páram nos mesmos sítios e fazem a mesma coisa. Mas são mais lentos. Mas o YUMI suporta a criação de pendrives multiboot.

YUMI – Multiboot

http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/

Universal USB Installer

http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

https://informaticaemportugues.wordpress.com/2013/01/04/instalacao-pen/

UNetbootin

http://unetbootin.sourceforge.net/

Diz Que É Uma Espécie De Conclusão

Mas eu não acredito. Portanto, em jeito de conclusão, o Rufus tem nome de cão, é pequeno e gratuito e eu sou um poeta.

Até sempre;

SonhosDigitais
