Infographics ou Infografia

A Arte Digital Em Forma De Informação Gráfica

infographic02

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” é sem dúvida a expressão que melhor define a importância e força da comunicação visual.
“Infographic” ou Infografia é a visualização de informação ou ideias que são transformadas numa imagem, facilitando a transmissão da mensagem, sendo portanto mais rapidamente compreendida. Isto porque o nosso cérebro dedica 50% da sua actividade às funções visuais, logo é menos complexo para este processar um “Infográfico” do que puro texto.

Os mais “puritanos” defendem que num mundo em que cada vez se lê menos o “infrographic” vai tornar-nos ainda mais preguiçosos. Os que defendem o “infographic” defendem-no não só como arte gráfica,  mas também porque num mundo em que somos bombardeados constantemente por informação, esta é uma forma de a mesma chegar ao  receptor porque milhares de outras mensagens competem, também, pela nossa atenção. Eu, pessoalmente, vejo-a como uma forma de arte digital que pode chegar a ser bastante criativa, basta vejam os trabalhos de alguns artistas em  “Infografia”.

http://www.informationisbeautiful.net/
http://www.coolinfographics.com/
http://www.amazinginfographics.com/


Para construir um “infográfico” têm que se reunir várias ferramentas,  o Microsoft Excel para a manipulação dos dados e construção de gráficos e o Adobe Illustrator na ilustração e desenho vectorial, mas existem outras que têm a mesma função como por exemplo o Inkscape no desenho vectorial e OpenOffice Calc e/ou o Apple Numbers em substituição da folha de cálculo do Sr. Bill Gates, depois é só munir-se de inspiração e encontrar uma história e para isso deve:

  1. colocar questões
  2. procurar respostas
  3. visualizar informação
  4. construir um skech ou storyboard das suas ideias

Existem muitos sites que falam dos prós e contras da construção gráfica do infographic, nós vamos apenas debater alguns dos aspectos relacionados com a informação. Na construção do infográfico deve-se ter em atenção a fonte, ou seja, qual a origem dos dados que apresentamos, por exemplo o Instituto Nacional de Estatística (INE), porque o mesmo poderá ser sujeito a confirmação por parte do leitor, também aconselho a assiná-lo pois irá dar mais credibilidade ao trabalho. Devemos apresentar o trabalho com base na verdade e não na beleza gráfica, e para isso é necessário ter alguns cuidados, por exemplo na apresentação de gráficos de barras em 3D em perspectiva, pois poderão criar uma ilusão e fornecer informação errada.

Os 5 Atributos De Um Bom Infográfico São:

  • Contraste –  o contraste numa imagem cria diferenciação e  afasta a ambiguidade.
  • Hierarquia – a informação mais importante deve ser mais visível do que a menos importante.
  • Credibilidade – os dados devem ser de fonte credível, indique qual a fonte
  • Relevância – não confunda o leitor, peça a uma terceira pessoa para decifrar o seu “infográfico”
  • Verdade – não seja tendencioso, não manipule a informação de acordo com algumas agendas ou interesses
    infographic

    infographic

    Marco Machado Santos
Anúncios