GNS3 – Emulador Gráfico de Redes

logo

    GNS3 – Emulador Gráfico de Redes, por Marco

GNS3 é um Software “Open Source”, a ferramenta consiste num GUI (interface gráfico do utilizador)
para desenhar as tipologias de rede configurar os equipamentos activos (ex. Routers, Switchs, Access Points)…

O Software fornece um interface gráfico intuitivo para projectar e configurar redes virtuais, ele funciona num PC tradicional e pode ser usado em vários sistemas operativos, incluindo Windows, Linux e MacOS X.
A fim de proporcionar simulações completas e precisas, o GNS3 usa os seguintes emuladores para integrar os mesmos sistemas operativos como em redes reais:

  • Dynamips, o emulador IOS Cisco conhecido.
  • VirtualBox, emula sistemas operativos de desktop e servidor, bem como Juniper Junos.
  • Qemu, um emulador de máquina Open Source genérico, corre Cisco ASA, PIX e IPS.

GNS3 é uma excelente alternativa ou ferramenta complementar a laboratórios reais para engenheiros de rede, administradores e pessoas que estudam para certificações como Cisco CCNA, CCNP e CCIE, bem como Juniper JNCIA, JNCIS e JNCIE. Também pode ser utilizado para experimentar a conferir características ou configurações que precisam ser implementados posteriormente em dispositivos reais, graças ao apoio do VirtualBox, até mesmo administradores de sistema e engenheiros podem aproveitar GNS3 para fazer laboratórios, recursos de rede de teste e de estudo para o Red Hat (RHCE, RHCT) e certificações Microsoft (MSCE, MSCA), para citar mais alguns também podemos incluir na topologia por exemplo o BackTrack5 e testar uma serie de laboratórios de “Penetracion Tester” e integra-lo com o Wireshark – é um programa que analisa o tráfego de rede, e o organiza por protocolos.

O GNS3 é formidável como emulador de redes cisco no entanto requer um super computador para a aplicação ser processada com fluidez, com um Pentium 4 com 2 Gb de RAM com 3 Router’s no laboratório temos o CPU a 100% de processamento. Não é por acaso que logo após a instalação do programa a primeira tarefa a realizar é configurar o “IDLE PC” por forma a optimizar o valor de recursos de processamento e é necessário efectuar esta operação após a inclusão de cada imagem do IOS (cisco internal operational system).Outro aspecto menos positivo é o facto de juntamente com a aplicação não existir alguma imagem IOS para ser incluída o que nos obriga a “navegar” para a obter, pelo contrario facilmente encontra-se distribuições Linux ex: (Linux Tiny-Core) que nos permitem colocar PC’S numa rede virtual sem subtrair muitos recursos da máquina.

O resultado é muito bom. Criar um ambiente real para obter os mesmos resultados gastaria milhares de euros.
Se o resultado não for satisfatório dado que o seu computador não tem os requesitos para tornar esta experiência agradável, nesse caso
aconselho não o emulador GNS3 mas sim o simulador Packet Tracer que falaremos em breve. Para tornar a sua curva de aprendizagem mais interessante
recomendo o “CBT NUGGETS GNS3 com Keith Barker” poderá ver alguns destes tutoriais gratuitamente no You Tube.

Talvez queiram ler

As ISO da Cisco IOS – Para Usar Com O GNS3

Anúncios