CONTROLAR O MAC

Slide1A Partir De Outro Computador

Tenho, no meu “laboratório informático”, uma rede híbrida constituída por Mac OS 10.8.3 (hackintosh = mac dos pobres), Debian GNU/Linux, Ubuntu, Edubuntu, OpenSuse, Superb Mini Server, CentOS num servidor HP Proliant G4 e, muito ocasionalmente, Windows 7. O windows 8 só mesmo em ambiente virtual. Não conto aqui as instalações virtuais.

Estes computadores não funcionam todos ao mesmo tempo, mal de mim, com a conta da electricidade a subir que nem um balão perdido. Mas quando estão ligados, é muito pouco prático andar a correr atrás do switch kvm, isto se o computador em questão tiver monitor, o que nem sempre é o caso. É, então, prática comum ter um servidor VNC a correr nalgumas destas máquinas, a par com SSH. Neste caso precisei de aceder remotamente ao Mac, por isso activei o servidor SSH e VNC que vêm, de origem, com o Mac OS X.

Utilidade do Virtual Networking Computer

No artigo DEBIAN 6 E O SERVIDOR VNC (1ª Parte), referi como esta antiga aplicação é um excelente aliado na administração  remota de computadores. Mas sendo um protocolo antigo foi concebido para funcionar, não propriamente com a segurança em mente. Deve ser utilizado com um túnel SSH, para encapsulamento e encriptação. Não deve ser utilizado através da net, existem soluções mais seguras.

Depois de estabelecida a ligação com o servidor VNC, passamos a ter, no nosso monitor, o ambiente de trabalho do computador remoto. Temos, nessa altura, absoluto controlo sobre o pc remoto, incluindo o teclado e o rato, como se estivéssemos à sua frente. Devem experimentar, é, no mínimo, divertido.

O VNC é um dos protocos referenciados como “clear text protocol“, o que significa que todos os dados, passwords inclusivé, seguem pela rede em texto não encriptado e legível por qualquer pessoa à escuta com o “Wireshark”. Só recomendo a sua utilização em redes de área local ou lan e em ambiente SOHO (rede doméstica ou pequeno escritório).Configuração vnc mac osx

“…ambos os servidores se configuram através das Preferências do Sistema – Partilha…”

“…Acesso Remoto – Servidor SSH…”

“…Gestão Remota – Servidor VNC…”

O VNC do Mac

Vamos abrir as “Preferências do Sistema – Partilha” e configurar os ditos servidores.Configuração accesso remoto mac osx

Em “Acesso Remoto“, ligamos o servidor SSH. Sem mais configurações do que escolher o(s) utilizador(es) autorizado(s) a iniciar uma sessão remota. As comunicações SSH fazem-se através de “linha de comandos” que, no Mac como no Linux, é a “bash“.

Configuração ssh mac osx

Em “Gestão Remota“, configuramos o servidor VNC. Aqui determinamos quem pode aceder e a que recursos pode aceder no Mac. Este acesso faz-se através duma palavra-passe que vamos configurar. Em “Gestão Remota – Opções“, configure as acções disponíveis a quem se liga remotamente.

Configuração vnc mac osx

Em “Gestão Remota – Definições do computador“, configuramos a palavra-passe a utilizar para validar o acesso remoto. Devemos marcar a caixa “Mostrar o estado da gestão remota na barra de menus”, para sabermos quando alguém se liga remotamente.

Configuração password vnc mac osx

Com o servidor VNC configurado, e pronto a receber ligações, vamos continuar a interligar a nossa lan.

Clientes VNC

No pc de onde nos queremos ligar temos de instalar um cliente VNC, ou VNC Viewer. No Windows pode utilizar o RealVNC ou o TightVNC, cujas versões cliente são gratuitas. Encapsulamento ssh no windows

No Mac podemos recorrer ao “Chicken of the VNC”, também ele gratuito e distribuído sob licença GPL.

Vnc no mac os xcliente Vnc no mac os x

No Linux, as opções também são gratuitas (de utilização) e variadas. No OpenSUSE 12.3, em que escrevi estas mal amanhadas linhas, instalei o “Remmina”. Esta aplicação permite o encapsulamento ssh para, automaticamente, termos a ligação vnc encriptada. Tudo através de uma interface gráfica de fácil utilização e compreensão. No fim, gravamos a configuração e passamos a ter este comportamento por defeito, o que é simplesmente bestial.

cliente Vnc no linuxcliente VNC e SSH no linux

Conclusão

Não vivendo eu no palácio de Queluz, posso simplesmente deslocar-me até ao computador em questão. Se este tiver teclado ou monitor. E se estiver numa empresa, ando a saltitar de cadeira em cadeira? E se a assistência for remota? Às vezes só quero ver se a torrente, gratuita, do último filme do http://www.zeitgeistmovie.com/ já acabou de descarregar.

Esta aplicação continua a ter o seu lugar na nossa caixa de ferramentas digitais. Não sendo segura deve ser encapsulada por ssh. Não deve ser utilizada através da internet. Para acessos remotos, através da net, deve experimentar o “TeamViewer” ou o “LogMeIn”. E por hoje é tudo que as palavritas já são mais de setecentas.

Até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios