BitTorrent Sync

PARTILHA SEM LIMITESBitTorrent Sync Logo

O BitTorrent Sync, lançado recentemente pela BitTorrent Labs, tem como objectivo a partilha e sincronização automática de ficheiros, entre os vários computadores de um lar, de familiares ou de amigos. É um serviço gratuito que suporta a transferência de ficheiros de grande dimensão, de forma segura e encriptada. Não há limites para a quantidade ou tamanho dos ficheiros a partilhar. São suportadas as seguintes plataformas:

  • Mac OS X Snow Leopard ou posterior
  • Windows XP SP3 (32 bits) ou posterior (32 e 64 bits)
  • Linux, a partir do kernel 2.6.16 (glibc 2.4), a correr em ARM, PPC, i386, x86_64
  • Pode ser instalado em soluções NAS (Network Attached Storage), a correr em cima de Linux, nas arquitecturas ARM, PPC, i386 e x86_64.

Futuramente serão suportadas as plataformas móveis mais comuns.

COMO FUNCIONA

A partilha das pastas faz-se através da tecnologia P2P (peer-to-peer), da BitTorrent, e podemos partilhar qualquer pasta no nosso computador. Depois de instalada uma pequena aplicação, a partilha faz-se através de um “segredo”, sem o qual não conseguimos receber os ficheiros partilhados. Este “segredo” será a nossa chave secreta, única por utilizador e por pasta, e que pode ser criada automaticamente pela própria aplicação. Cada pasta partilhada tem a sua chave única. Se partilhada mais do que uma pasta com a mesma chave, a aplicação vai dizer que a pasta já está partilhada.

Os ficheiros nunca são alojados em servidores alheios e estão sempre no nosso computador, sob o nosso controlo. Este popular protocolo, P2P, é extremamente eficiente na transferência de ficheiros de grande dimensão e, se detectados dispositivos partilhados na rede local (LAN), a aplicação usa a LAN para uma mais rápida sincronização dos ficheiros.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE
BitTorrentLabs Logo

Foram preocupações iniciais da BitTorrent Labs, na concepção do serviço, e são garantidas pela encriptação do tráfego entre dispositivos. Esta encriptação faz-se através da cifra AES e de uma chave de 256 bits. A chave secreta é gerada aleatoriamente e tem um tamanho de 21 bytes (168 bits). Se necessário, poderá usar-se uma chave mais complexa, com mais de 40 caracteres.

UTILIZAR A APLICAÇÃO

É muito simples e está tudo explicado, em Inglês, nesta página da BitTorrent Labs. Imensas imagens complementam o guia, o que deverá facilitar a compreensão do mesmo.

O primeiro passo é escolher as pastas a partilhar, no computador de “origem”, o computador de onde queremos partilhar os ficheiros;BitTorrent Sync escolher pastas

Ver e tomar nota da chave(s) secreta(s);BitTorrent Sync definir segredo

BitTorrent Sync copiar segredoInstalar a aplicação no computador para onde queremos copiar os ficheiros, criar uma pasta(s) onde estes irão ficar e fornecer a(s) chave(s). A aplicação tem outras funcionalidades mais avançadas como a utilização de uma chave só para leitura ou para uma única utilização.BitTorrent Sync linux web gui

CONCLUSÃO

Após utilização deste produto (aplicação/serviço) por vários dias, acho-o bem concebido e consegue velocidades de transferência muito rápidas. Não posso, ainda, quantificar esta velocidade mas transferi muitos gigas em muito poucos minutos. Parece-me uma boa solução para certas migrações. Fica a ligação para o tutorial, em Inglês, da Make Use Of – http://www.makeuseof.com/tag/from-pirate-darling-to-dropbox-alternative-bittorrent-sync-lets-you-keep-your-files-synchronized-across-machines/.

Manual do Utilizador do BitTorrent Sync

Se precisarem de mais alguma indicação deixem um comentário. Até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios

4 comentários a “BitTorrent Sync

Os comentários estão fechados.