MEGA – 50 GB GRÁTIS

De Armazenamento On-lineMega 50 GB gratis

Lançado pelo Sr. Kim Dotcom, o portal https://mega.co.nz/ abriu as sua portas virtuais no domingo, 20 de Janeiro. Com nome de “cromo” americano, o informático e empresário alemão abre este novo portal na Nova Zelândia. Promete 50 GB de armazenamento on-line (cloud storage), gratuito e para todos. Acede-se ao serviço através do navegador web (web browser) favorito. Não necessitando de instalação de outra aplicação acede-se de qualquer dispositivo com ligação à net. Tabletes e smartphones incluídos(ainda não é possível).

A afluência ao portal foi enorme, somando cerca de 1 milhão de utilizadores em 24 horas. Tão massiva quantidade de registos e utilizadores causou a quase paragem do serviço. Na realidade, quando o experimentei (22.1.2013 de manhã), estava mesmo parado. Aceitava os ficheiros para carregamento para o servidor (upload) mas ficava-se por aí, sem mais resposta (22.1.2013 de tarde – acabei de experimentar e está a funcionar com algumas falhas). Através do Twitter, Kim Dotcom desculpou-se pelo facto e garantiu que estarão a trabalhar para resolver o problema. Aliás, o portal assume-se como estando ainda em fase experimental (beta).

Fazer o RegistoMega Registo

Para utilizar este serviço basta criar uma conta onde diz “Register/Registar”, em cima à direita. O portal propõe, em alternativa, utilizar a sua conta do Gmail para entrar. Não o faça. Deixe o seu Gmail sossegadinho e crie uma conta. Pense sempre na sua privacidade quando está na net. E fora dela. Fora da net, digo eu. Com a conta criada tem acesso à interface que lhe permite carregar/descarregar (upload/download) os seus ficheiros.

(NOTA 1: Escolha a sua palavra-passe (password) com atenção, o mais complicada possível e guarde-a num sítio seguro. NÃO SE ESQUEÇA DA PALAVRA-PASSE. NÃO A PODERÁ ALTERAR EM CASO DE NECESSIDADE. Esta questão já está a ser resolvida perante as críticas, óbvias, que surgiram.)
(NOTA 2: Encripte os ficheiros antes de utilizar qualquer solução de armazenamento on-line. Para mais informações, sobre boas práticas, leia o tutorial sobre GOOGLE DRIVE, parágrafo CUIDADOS A TER )Mega Mega

Descobrir a Interface

Conta criada e efectuada a entrada (login) no portal, podemos começar a explorar a interface do MEGA. A interface é de fácil compreensão e as diversas opções estão disponíveis no canto superior direito. Os cinco botões são:

  • Gestor de Ficheiros

    Gestor de Ficheiros

    Gestor de Ficheiros

  • A Minha Conta

    A Minha Conta

    A Minha Conta

  • Terminar Sessão

    Terminar Sessão

    Terminar Sessão

  • Língua

    Língua

    Língua

  • Menu

    Menu

    Menu

Copiar Ficheiros

O Google Chrome é o navegador web (web browser) recomendado pelo MEGA, por compatibilidade máxima com HTML5. Todas as operações de cópia de ficheiors, a razão de ser deste portal/serviço, fazem-se no “Gestor de Ficheiros“. A “Cloud Drive” é o seu volume de armazenamento. Pode copiar os ficheiros directamente para este volume ou, recomenda-se, criar pastas para cada projecto. No painél da esquerda pode “navegar” entre as várias pastas. Imediadamente por baixo dos botões principais tem 3 opções; “Nova Pasta“, “Upload de Ficheiros” e “Upload de Pastas“. Pode criar pastas e fazer o upload dos ficheiros através destes botões.

Mega Interface cópia

Também pode seleccionar os ficheiros e arrastá-los para a pasta desejada. Melhor ainda, pegue numa pasta, com pastas e ficheiros, e arraste-a para a “Cloud Drive”. Verá o MEGA copiar e arrumar tudo direitinho.

Mega Interface arrastar

Descarregar Ficheiros

Para descarregar (download) os seus ficheiros clique, com o botão direito do rato, em cima do ficheiro. No menu que aparece clique em “Transferir“. Verá, nesse mesmo menu, outras opções interessantes. Esta acção só é válida para ficheiros, não para pastas.

Mega Descarregar ficheiros

Quem é Kim Dotcom?

Nunca ouviu falar? Cá eu também nunca tinha ouvido, senão há dias. Se quiser saber mais, polémicas incluídas, basta ir ao Google Notícias e fazer a busca pelo nome. Imensos sítios web lhe darão toda a informação. E com esta me despeço à francesa.

(Actualização a 10.6.2013) – https://informaticaemportugues.wordpress.com/2013/06/10/nao-ao-mega/

Até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios