10 ALTERNATIVAS GRATUITAS AO MICROSOFT OFFICE, PARA 2013

Slide1PARA O WINDOWS

Esta manhã, enquanto sentado no Trono das Ideias, li um artigo sobre duas alternativas gratuitas ao Microsoft Office. Pensei, ora aqui está um tema que vale a pena, que pode ser útil para bastantes pessoas. Mas porquê só duas alternativas? Da última vez que me debrucei sobre esta questão já existiam mais que duas suites (pacote de aplicações) de software de escritório gratuitas. Pensei, conversei com o Google e encontrei.

Não duas, não três vírgula noventa e nove, não sete e meio, mas DEZ alternativas gratuitas ao Microsoft Office. Dez, senhoras e senhores. Não vou analisar interfaces gráficas ou funcionalidades mais ou menos avançadas. Aliás, não vou analisar nada. Nem sei se teria competência para tal. Vou apenas apontar as diversas soluções existentes e que poderemos usar no nosso quotidiano.

MICROSOFT OFFICE

A obrigatoriedade de utilização do Microsoft Office advém, muitas vezes, da necessidade de lermos ficheiros que nos foram enviados. Ou seja, apenas por uma questão de compatibilidade entre ficheiros e programas. Seja a nível pessoal, seja a nível profissional. Mas a verdade é que a maioria dos utlizadores não precisa, ou sabe utilizar (falo por mim), das milhentas funcionalidades do Microsoft Office.

Estas soluções não são substituto para quem necessita das funcionalidades mais avançadas do Microsoft Office. Mas são o suficiente para a maioria dos particulares e, talvez, até para algumas das empresas (o utilizador final tem a obrigação legal de se informar sobre as condições de utilização e licenciamento do software).

Das 10 suites de software apresentadas, seis são para descarregar e levar para casa. As restantes quatro são para utilização on-line, directamente ligadas à internet.

A maior parte destas suites diz-se compatível com os formatos de ficheiro do Microsoft Office: “docx”, “xlsx” e “pptx”. Esta compatibilidade deverá variar com cada suite. Deverá poder experimentar mais do que uma suite sem problemas de conflitos de software. Se, no entanto, tiver problemas, desinstale a última suite instalada. Faça-o com a aplicação gratuita “Revo Uninstaller” (tutorial para breve) ou outra similar. Faça sempre um ponto de restauro antes de instalar/desinstalar novo software.

E OS NOMEADOS SÃO

(NOTA:Para descarregar as suites de software aqui referenciadas, clique no botão DownloadAqui3 e guarde o ficheiro ou preencha o formulário. Se clicar no título da suite também o poderá fazer a partir da respectiva página.)

Os nomeados para a Classe Sem Prémio são;

SoftMaker FreeOffice

O “SoftMaker FreeOffice” é constituído pelas seguintes aplicações: “FreeOffice TextMaker” (processador de texto), “FreeOffice PlanMaker” (folha de cálculo) e o “FreeOffice Presentations” (criação de apresentações). Também tem a capacidade de criar ficheiros “pdf”.

Diapositivo1

DownloadAqui3

IBM Lotus Symphony

O “Lotus Symphony” é constituído por: “Lotus Symphony Documents” (processador de texto), “Lotus Symphony Spreadsheets” (folha de cálculo) e o “Lotus Symphony Presentations” (criação de apresentações).

Diapositivo2

DownloadAqui3

Kingsoft Office Suite Free 2012

As aplicações que constituem o “Kingsoft Office Suite Free 2012” são: “Kingsoft Writer” (processador de texto), “Spreadsheets” (folha de cálculo) e “Presentation” (folha de cálculo). Também exporta ficheiros directamente para “pdf”.

Diapositivo3

DownloadAqui3

Calligra Suite

(NOTA: Esta aplicação ainda é considerada experimental e não adequada a ambientes de produção.)

Calligra é uma suite de software de escritório “Open Source”, criada pela comunidade KDE (Linux). Contém aplicações para escritório e aplicações para trabalhos mais artísticos. As aplicações de produtividade são: “Words” (processador de texto), “Sheets” (folha de cálculo), “Stage” (criação de apresentações) e “Kexi” (bases de dados). Contém uma enorme variedade de outras aplicações, como referido.

Diapositivo4

DownloadAqui3

LibreOffice

O “LibreOffice” também é software “Open Source” e é compatível com Windows, Macintosh e GNU/Linux. É constitído pelas seguintes aplicações: “Writer” (processador de texto), “Calc” (folha de cálculo), “Impress” (criação de apresentações), “Draw” (desenho), “Math” (equações) e “Base” (base de dados). Esta suite deriva da seguinte, “OpenOffice”, daí a igualdade entre os nomes das aplicações. As aplicações são diferentes entre si, programadas por equipas diferentes.

Diapositivo5

DownloadAqui3

OpenOffice

O “OpenOffice”, também “Open Source”, é constitído pelas seguintes aplicações: “Writer” (processador de texto), “Calc” (folha de cálculo), “Impress” (criação de apresentações), “Draw” (desenho), “Math” (equações) e “Base” (base de dados).

Diapositivo6DownloadAqui3

Software como Serviço

Estas soluções de “software como serviço” requerem a criação de uma conta. É através desta conta que o serviço sabe, como num email, quais são os nossos ficheiros. No caso do Google Drive basta ter uma conta de email do Gmail. Para o Office Web Apps/SkyDrive uma conta de email no Hotmail.

Google Docs (actualmente associado ao Google Drive)

Se ainda não conhece este serviço do Google siga esta ligação para um artigo anterior.

O “GoogleDocs/Google Drive” é constituído pelas seguintes aplicações: “Google Docs”, “Sheets” e “Slides”.

Diapositivo7_1

Office Web Apps (associado ao SkyDrive)

O “Office Web Apps”, no Windows Live SkyDrive, permite-lhe armazenar documentos no SkyDrive e utilizar o Office Web Apps. É formado pelas seguintes aplicações: “Excel Web App”, “OneNote Web App”, “PowerPoint Web App”, “Word Web App”, “Excel Web App”, “OneNote Web App”, “PowerPoint Web App” e, finalmente, “Word Web App”.

Diapositivo8

Zoho

As aplicações de escritório desta suite são: “Calendar”, “Writer”, “Notebook”, “Show” e “Sheet”. Estas são apenas as aplicações de produtividade. Existem dezenas de outras aplicações no zoho.com.

Diapositivo9

ThinkFree Cloud Office

O “Thinkfree Office” é composto por: “Write”,  “Calc”, e “Show”. Diz-se extremamente compatível com outras aplicações de escritório.

Diapositivo10

CONCLUSÃO

Comos vemos, existem imensas alternativas ao Microsoft Office. Acredito que todas terão os seus pontos fortes e pontos fracos. Cabe-nos a nós, utilizadores, tirarmos o melhor partido das melhores aplicações ao nosso dispor. Talvez o melhor seja utilizar várias destas suites, tirando partido apenas das melhores aplicações de cada pacote. Seja como for, ficam as soluções que consegui encontrar. Espero que vos sejam úteis. Partilhem as vossas experiências para aprendermos uns com os outros. Partilhem, também, o artigo se o acharam útil ou interessante.

Até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios

8 comentários a “10 ALTERNATIVAS GRATUITAS AO MICROSOFT OFFICE, PARA 2013

  1. Gostaria de saber, qual delas, além do OFFICE da microsoft, está em Português?

    • Esse artigo já tem algum tempo pelo que não me recordo, terás de procurar no site do software que mais te atrai.

      Abraço;

      SonhosDigitais

  2. O grande problema é que não existe nenhum pacote de produtividade. alternativo ao Windows, que seja compatível com o Microsoft Access. O LibreOffice e OpenOffice têm o base (base de dados), mas não é compatível. A única coisa que dá para converter são as tabelas, mas as consultas, formulários, reports, macros, etc, não são compatíveis.

  3. Testei o recurso de copiar e colar parte de um texto disponibilizado na internet, não funcionou no OpenOffice.

Os comentários estão fechados.