HACKINTOSH E BENCHMARKING

Cinebench ScoreBENCHMARKING

O que é benchmarking? Basicamente, é a forma de medirmos a performance do nosso computador. Através de vários testes, que variam com o programa utilizado, é medida a prestação dos diversos componentes. As prestações do processador, memória, placa gráfica e disco rígido são devidamente quantificadas. Com todos estes valores é, então, encontrado um valor numérico final. Este valor vai permitir-nos comparar o nosso computador com outros semelhantes. Isso é importante a vários níveis, como iremos perceber. Performance esperada, problemas com o pc, avaliar a eficácia de alterações e overclocking são questões às quais o benchmarking dá resposta.

COMO SE FAZ?Geekbench Score

Basta correr o programa indicado. Para o nosso hackintosh, o ideal será usar uma aplicação que nos meça a prestação do pc, tanto no Windows como no Mac. Este tipo de aplicações (programas informáticos) são designadas como “cross-platform”. Ou seja, funcionam em diferentes plataformas como Mac ou Windows.

O Geekbench, uma das aplicações que vamos usar, leva este conceito mais além, medindo a prestação de dispositivos como Linux, iPhone, Ipad e Android. Temos, também, o Cinebench que é mais focado na performance gráfica. (Tanto quanto me apercebi, através da sua utilização, uma vez que não li nada sobre o programa em questão). Qualquer uma destas aplicações pode ser descarregada, gratuitamente, a partir dos links em baixo. O Geekbench, na forma gratuita, só corre em modo de 32 bits (conte com uma variação superior, de 8% a 10%, para 64 bits). Depois de descarregar as aplicações, é só instalar e correr as ditas cujas.

DOWNLOAD de Cinebench

DOWNLOAD de Geekbench

QUAL A IMPORTÂNCIA?Geekbench 1

É fundamental fazermos esta avaliação à medida que vamos instalando o nosso hackintosh. Isto dá-nos uma medida de comparação para nos apercebermos daquilo que realmente faz diferença no funcionamento da nossa máquina. Tendo a consciência que, nem todas as alterações que fazemos na nossa configuração são mensuráveis. E que a velocidade não é tudo num pc. A estabilidade é essencial se quisermos trabalhar sem estourar o processador.

Mas é importante saber se, por exemplo, depois de “instalar” o DSDT.aml com este ou aquele patch houve uma alteração na performance do pc. Se andarmos para trás em termos de benchmarking será melhor repensar a validade dos passos que nos fazem perder performance. Se perdemos performance, é óbvio que a última mexidela que fizemos na configuração não funciona. Ou funciona mas acarreta perda de prestação. Altura de estudar outras soluções, se as houver.

No meu caso, tenho o processador constantemente a correr em overclocking. É-me essencial saber se, depois de mexer nas definições da bios, tive algum ganho real. Ou se estou apenas a esforçar o cpu, aquecendo-o em excesso, em troca de uns míseros MHz’s mais. Ao medir as alterações feitas ao pc posso perceber até onde posso ir com segurança.

Geekbench 2

Qualquer uma destas aplicações tem tabelas ou gráficos em que os nossos computadores são comparados com pc’s similares. Imediatamente podemos perceber se o nosso pc está completamente fora dos valores que seriam normais.

A título de exemplo, tive uma instalação do Snow Leopard que me dava um resultado de 2ooo e qualquer coisa pontos no Geekbench. Na realidade tinha instalado/não instalado algo que devia (não me lembro o quê). Depois de corrigir a situação tive uma pontuação normal para o meu hackintosh, 6100 e tal pontos. A máquina estava a funcionar a 30% da sua capacidade. Nunca teria descoberto a dimensão do desvio, em termos de prestação, sem estas aplicações.

Performance esperada, problemas com o pc, avaliar as alterações efectuadas e ganhos com overclocking são as importantíssimas respostas que o benchmarking nos dá. Em todos os pc’s, não só em hackintoshes.

MESTRES DO HACKINTOSH

Eu sou apenas um maçarico, um aprendiz nestas “artes” de hackintoshing. Alguns dos verdadeiros mestres estão aqui, no http://olarila.com/, onde tenho aprendido muito. E em Português.logo do site http://olarila.com/

FICAM AS IMAGENS

Cinebench

Cinebench CB3 OpenGLCinebench OpenGL resultadoCinebench Result

Geekbench

Geekbench 1Geekbench 2Geekbench Result

Até sempre e Boas Festas;

SonhosDigitais

Anúncios