doPDF

O QUE É?doPDF logo

O doPDF é uma pequena aplicação (programa de computador) para sistemas Windows e serve para criar ficheiros “pdf”. O programa é de utilização gratuita para particulares e empresas (às empresas, bem como aos particulares, cabe sempre a obrigação de se informarem sobre as condições de utilização e licenciamento do software que usam). É um programa muito pequeno, de apenas 4 MB, e muito leve na utilização de recursos, mas de enorme utilidade. Depois de instalado, passamos a ter uma impressora no nosso computador. Esta é uma impressora virtual, ou seja, não existe fisicamente. Só existe dentro do seu computador e, ao “imprimir” para esta impressora, está a criar um ficheiro “pdf”.

A sua instalação pode fazer-se nos seguintes sistemas operativos da Microsoft: Windows 7, Vista, XP, 2008/2003/2000 Server (32 e 64-bits). O programa é instalado em Português, por defeito. As imagens da instalação e utilização da aplicação aparecem no fim do tutorial.

Faça o download aqui ou clique na imagem à direita.doPDF_download

O QUE SIGNIFICA “PDF”?

PDF significa, em Inglês, Portable Document Format. Traduzindo temos, Documento de Formato Portátil. Portátil, não por ser maneirinho e caber no bolso. Portátil, porque é um tipo de ficheiro reconhecido por, praticamente, qualquer tipo de computador, tablete ou eReader (leitor de livros digitais). Os ficheiros “pdf” existem há muito tempo e são de utilização comum. É um dos formatos preferidos para livros digitais (eBooks).

E QUAL É A UTILIDADE?

Quando queremos guardar ou imprimir uma página web com informação útil, por exemplo. Nem sempre temos tinteiros ou papel disponível. Ou podemos não querer estar a amontoar papelada desnecessariamente. Ao “imprimir” para o doPDF o que vê no ecrã, pode ser uma fotografia ou um documento do word, está a converter esse ficheiro para “.pdf”. Escrevo “.pdf” porque é assim que os computadores “compreendem” os ficheiros. Um ficheiro “.pdf” será aberto pelo computador, automaticamente, por um leitor pdf.

COMO SE USA?

Basta imprimir o documento para a nossa impressora virtual “doPDF v7”. Só isso? Sim. Escolha o sítio onde quer guardar os documentos ou tome nota do sítio onde o programa guarda, por defeito, os ficheiros pdf. Ao imprimir, se tiver mais impressoras, escolha a impressora correcta. É simples. Os ficheiros produzidos podem facilmente ser enviados por email ou transportados numa pen.

Até sempre;

SonhosDigitais

Anúncios

2 comentários a “doPDF

  1. PDF é optimo para passar documentos a outros que não queremos ver editados e pode ser criado de modo a ser leve para difusão no éter, gosto.
    bom trabalho voluntário primo!

Os comentários estão fechados.