GOOGLE DRIVE

O QUE É?GoogleDrive

É  um serviço gratuito, do Google, que lhe permite guardar até 5 GB de dados, on-line. Também conhecido como armazenamento em/na “cloud”.

Para usar este serviço basta ter uma conta de email do google, o gmail. Se ainda não tiver conta pode criá-la, gratuitamente, em https://accounts.google.com/SignUp?service=mail. Este serviço está disponível em Mac, Windows,  Android e iPhone/iPad. Espero que o Google venha a fornecer um instalador para Linux. Ou que se lembrem que o seu próprio sistema operativo, o Android, é baseado em Linux.

Este serviço é similar ao fornecido pelo conhecido Dropbox. A principal diferença são os 5 GB do Google Drive versus 2 GB do Dropbox.

DE QUE PRECISO?

Depois de ter a sua conta gmail, basta clicar neste link e fazer o download do instalador para o seu sistema operativo. A instalação é extremamente simples, pelo que não vou aqui exemplificá-la.
Depois de instalada a aplicação, passará a ter uma pasta chamada “Google Drive” no Explorador do Windows ou no Finder, me Mac. Tudo o que copiar para esta pasta é sincronizado com os servidores do google. Esta sincronização de ficheiros também se faz com os seus outros computadores/tabletes. Basta ter, também, instalado o Google Drive nesses dispositivos.

DICA: Tenha cuidado ao arrastar os ficheiros para esta pasta. Por defeito, os ficheiros serão movidos em vez de copiados. Ou seja, deixa de ter uma cópia dos mesmos no seu computador. Confirme sempre que está a copiar os ficheiros e não a movê-los.

CUIDADOS A TERGoogleDrive

Tenha cuidado com os ficheiros que coloca nestas soluções em “cloud”. Sendo um serviço gratuito poderá, um dia, passar a ser pago. Ou deixar de existir. O que acontecerá, então, aos seus ficheiros? Houve situações em que as empresas que prestavam estes serviços fecharam. Isso gera sempre situações muito complicadas. É claro que ninguém espera que  a Google, Inc. feche, mas lembre-se sempre destas questões.

Pense na sua privacidade quando utiliza estas soluções de salvaguarda de dados (backup). Os seus dados são vistos por quem? Na realidade ninguém sabe. Talvez sejam só os computadores a ter acesso a estes dados. Talvez não. Mas devemos ter sempre presente que tudo o que está ligado à net, pode ser pirateado. Se precisa mesmo de ter dados sensíveis na net, encripte-os. O programa Truecrypt é muito bom, open source (gratuito) e disponível para a maioria dos sistemas operativos.

UTILIZAÇÕES TÍPICAS DO GOOGLE DRIVE

  1. Ideal para partilhar ficheiros entre os diversos computadores e tabletes que hoje existem num lar ou empresa.
  2. Útil para aceder aos nossos ficheiros quando estamos fora.
  3. Como solução de backup.
  4. Para partilhar ficheiros, através de uma conta comum, entre colegas de trabalho, amigos ou familiares.

Pode aceder às definições do Google Drive, clique com o botão direito do rato em cima do ícone do programa, que aparece perto do relógio.

Até sempre;

SonhosDigitais

Anúncios

Um comentário a “GOOGLE DRIVE

  1. Pingback: Top Melhores substitutos parar o office | Mundo Conectado

Os comentários estão fechados.