INSTALAÇÃO DO WINDOWS 8 EM VIRTUALBOX (2ª PARTE)

INSTALAÇÃO DO WINDOWS 8

Vamos, então, à instalação do Windows 8, que já é tempo. Esta instalação faz-se da mesma forma, seja numa máquina virtual ou num pc. Só o pós-instalação é que varia, por causa das diferenças do hardware. É uma questão que não se coloca neste caso. O tempo de instalação varia conforme a capacidade do computador. No meu caso foi de, aproximadamente, 20 minutos. A instalação é muito simples e acessível.

[ATENÇÃO:] A instalação de um sistema operativo, como máquina virtual, NÃO DISPENSA O SEU LICENCIAMENTO.

  • 1)- Abrir VirtualBox → Start;

Iniciar VirtualBox

  • 2)- Escolha “Português” nas duas caixas de baixo. Na de cima, essa opção não está disponível. É necessária esta configuração para, mais tarde, podermos instalar os pacotes de linguagem que pretendermos. Siga os ecrãs e respectivas configurações (Imagens 2 a 4);
Instalação windows 8

Imagem 2

Instalação windows 8_2

Imagem 3

Instalação windows 8_3

Imagem 4

  • 3)- Ao chegar a este ecrã, escolha “Custom” (Imagem 5);

    Instalação windows 8

    Imagem 5

A partir daqui preencha os campos necessários. Descrever e apresentar todos os ecrãs que aparecem seria muito longo e pouco produtivo. Basta pensar um pouco, ler e seguir os passos. Parte das vezes nem sequer há várias opções, só o preenchimento dos campos necessários e o botão “Next”. Os ecrãs em baixo são aquilo que deve ver se tudo correr bem (Imagens 6 a 9).

Instalação windows 8Instalação windows 8 Instalação windows 8Instalação windows 8

Ao fazer esta instalação, o Windows 8 deu um erro e tive de recomeçar, preenchendo os campos quase todos. Forneci, nesta ocasião, um email inexistente. Penso que essa foi a causa do erro. Pelos vistos é necessário dar um email válido. Acho esta obrigação de muito mau gosto e invasiva da privacidade alheia.

Se pensam como eu criem um email para este tipo de situações. São úteis, senão necessários, para inúmeros registos em que pedem o email. Visitem essa conta 1 a 2 vezes por mês. Dêem dados falsos e inventados. É para vossa protecção. Dariam a vossa morada a um estranho, na rua? Não, pois não? Porquê fazê-lo a estranhos, na net?

Quando vir estes dois ecrãs está no fim da instalação (Imagens 10 e 11).

Instalação windows 8

Imagem 10

Instalação windows 8

Imagem 11

No canto superior direito, ao lado do “boneco”, aparece o nome de utilizador. Aqui, por questões de privacidade, foi apagado. Agora que já tem um Windows 8 a funcionar, pode avaliar por si se vale a pena gastar dinheiro na nova versão. A Microsoft tem uma campanha de lançamento, durante um período limitado, que lhe permite comprar o Windows 8 Pro a 29.99 €.

Com a máquina virtual instalada, tem agora uma pasta com ficheiros “Windows 8.vdi” e “Windows 8.vbox” (entre outros), que pode transportar para outro computador. A localização da pasta é visível na Imagem 9 do primeiro tutorial desta série. Esses ficheiros são o seu Windows 8 virtual.

Num próximo tutorial vamos instalar o pacote de linguagem. Passaremos a ter o nosso windows em Português, como gostamos. Até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios