INSTALAÇÃO DO WINDOWS 8 EM VIRTUALBOX (1ª PARTE)

SOFTWARE NECESSÁRIO

Para termos o nosso projecto pronto a arrancar vamos já descarregar os ficheiros necessários. Se não leu o tutorial de instalação do VirtualBox e Extensions pack, pode fazê-lo aqui. Ensina como instalar o software. Para a iso do Windows 8 pode clicar aqui e seguir as instruções. Assim que tiver a iso do Windows 8 e o VirtualBox instalado, podemos começar.

CRIAR MÁQUINA VIRTUAL

Daqui em diante, sempre que vir este símbolo “→”, é para clicar com o rato no texto apresentado. Se for um clique com o botão direito do rato, assim será indicado.

  • 1)- Abrir o VirtualBox → New (Imagem 1);
Configuração VirtualBox 1

Imagem 1

  • 2)- Na janela que se abre, preencha como no ecrã em baixo (Imagem 2);
Configuração VirtualBox 2

Imagem 2

  • 3)- Mantenha os valores por defeito (Imagens 3 a 6);
Configuração VirtualBox 3

Imagem 3

Configuração VirtualBox 4

Imagem 4

Configuração VirtualBox 5

Imagem 5

Configuração VirtualBox 6

Imagem 6

  • 4)- Se quiser aumentar o tamanho do disco rígido virtual, basta deslizar a barra ou digitar, à mão, os GB pretendidos (Imagem 7). Não se preocupe que o programa não vai ocupar este espaço no seu disco rígido. Não para já. Este é o tamanho máximo do disco rígido virtual. Só irá ocupar este espaço no seu disco se, e quando, encher o disco virtual. Se não o encher, o espaço ocupado será menor. Bastante menor.
Configuração VirtualBox 7

Imagem 7

Assim que carregar em “Create” irá criar a sua primeira máquina virtual. Depois, só falta instalar o sistema operativo. Mas isso são outros quinhentos paus. Em moeda antiga, claro está. Vamos preparar a máquina virtual para a instalação do sistema operativo.

PREPARAR MÁQUINA VIRTUAL

  • 5)- Abra o VirtualBox → Settings (Imagem 8);

    Configuração VirtualBox 8

    Imagem 8

  • 6)- Clique em “General”, no painel da esquerda, e no separador “Advanced“, à direita. Configure conforme a imagem em baixo (Imagem 9);

    Configuração VirtualBox 9

    Imagem 9

  • 7)- No separador da esquerda vá para “System”. No painel da direita, seleccione o separador “Motherboard”. Em “Boot Order”, desmarque a “Floppy” (Imagem 10). Seleccione “CD/DVD-ROM” e, com as setas da direita, empurre-o para cima (Imagem 10);
Configuração VirtualBox 10

Imagem 10

  • 8)- Clique em “Storage”, no painel da esquerda. Configure como no ecrã em baixo (Imagem 11);
Configuração VirtualBox 11

Imagem 11

  • 9)- Seleccione a iso do Windows 8 → Abrir (Imagem 12);
Configuração VirtualBox 12

Imagem 12

E assim ficamos com tudo pronto para a instalação do Windows 8. A instalação fica para a segunda parte deste tutorial. Para ficar tudo bem explicadinho. Os mais aventureiros já podem tentar instalar o sistema operativo. A preparação/configuração da máquina virtual é idêntica para Linux.

Até sempre;

SonhosDigitais
Anúncios