WINDOWS 8

UMA CASA SEM PORTA

Se são curiosos destas coisas dos computadores, já saberão que o último sistema operativo da Microsoft chegou ao mercado. É o Windows 8 e quer ser tudo para todos. Quer funcionar num pc de secretária, num portátil, numa tablete e num “windows phone”. Sempre com o mesmo aspecto. windows 8 logoGrande salganhada. Como o botão “Iniciar”, ou a orbe do windows Vista/7, estragava o estilo, foi para o lixo. Portanto, uma casa sem porta. E como é que se entra numa casa sem porta? Pela janela, está claro. Grande trabalheira, estar sempre a entrar em casa pela janela.

Uma lista dos programas instalados, organizada e acessível para boa produtividade? Não há. Não pode ser! Há tantos anos que trabalhamos a partir do botão “Iniciar”. Pois é, meus amigos, não há. O que há é uma dança constante entre o tradicional “Explorador do Windows” e o novo “Ecrã Inicial”. Basta carregar na “bandeirinha” do windows, no teclado. Mas há mais. No site da Microsoft podemos ver a confusão que vai naquelas cabecinhas.

Ecra Inicial windows 8

Iniciar ou Inicial?

Definido no texto como “…o novo Ecrã Inicial…”, aparece, na imagem, como “Iniciar”. Ora tomem lá isto como coerência . Vejam aqui a apresentação no site da Microsoft. Parece toda uma teoria da conspiração para acabar com o botãozinho que nos dá tanto jeito, e ao qual nos habituámos nas últimas dezenas de anos.

menu nao existe

Menu procura-se

Não pensem que é só o windows que utiliza um botão, de forma a centralizar o acesso a um conjunto de funções ou aplicações. O linux e o mac também têm o seu botãozito. Cada cor seu sabor,  já se sabe. Pensando bem não há nada de errado no dito botão. Há, de errado, a forma de abordar o problema que nunca foi um problema. Mas, um botão com menus, ao estilo do tradicional “Iniciar”, torna-se um problema numa tablete. Por isso temos o Android (baseado em linux) para tabletes e mil linuxes para computador. Por isso temos o iOS para iPad/iPhone e o mac OS X para computadores. Estão a ver onde é que isto vai dar.

De qualquer das formas, falar mal é fácil mas fazer melhor é difícil. Proponho, então, o desafio. Vamos descarregar uma iso do Windows 8, experimental e até 90 dias. E vamos instalar o Windows 8 no nosso computador, só para uma voltinha. Não vamos estragar nada, nem mexer no sistema instalado. Vamos instalar o VirtualBox e criar uma máquina virtual a partir da iso do Windows 8. Assim pode formar a sua própria opinião. No processo, aprende a instalar um sistema operativo e ganha asas para fazer voar novos projectos. Ambos os tutoriais, instalação do VirtualBox e Windows 8 em VirtualBox, para breve.

Instalação Win8

Fica o link para descarregarem o Windows 8. Podem escolher entre 32 e 64 bits e entre várias línguas. Infelizmente, o pt_PT não é uma delas. Não há problema, escolhemos a Inglesa. Mais tarde aprenderemos a instalar o pacote de linguagem referente a Português de Portugal. Para descarregar o ficheiro é necessária uma conta de hotmail ou similar. Se usam o Messenger podem usar essa conta. Fica o link.

Download iso do Windows 8

Até sempre;

SonhosDigitais

Anúncios

6 comentários a “WINDOWS 8

  1. ….eu estou nesta area ha pouco tempo , estou dando primeiros passos , já formatei varias maquinas , mas pode ser que muitas coisas me escapem , gosto de a cada dia aprender mais e mais sobre tudo que tenha a ver com informatica , peço desculpa se nalguma situaçao minhas perguntas possam parecer um pouco tontas ,…abraço

    • Jonatan;

      As tuas perguntas são apenas isso, perguntas, e a curiosidade é uma das grandes forças impulsionadoras do mundo. Tens todo o meu apoio e mais algum que não posso, por razões legais e pessoais, publicar aqui; manda-me um email e diz-me as tuas dificuldades. Não sou o gajo mais rápido do mundo a responder emails mas garanto que respondo com todo o gosto. Abraço;

      SonhosDigitais

Os comentários estão fechados.