HACKINTOSH: INSTALAÇÃO

O QUE É HACKINTOSH?

(EDITADO e ACTUALIZADO a 28.5.2013 – DESLIGUE O CABO DE REDE ANTES DE COMEÇAR A INSTALAÇÃO.)

(Actualização 16.5.2014 – o nosso colega Oscar Zani enviou-me este email com informações interessantes para todos nós. Fica para todos lerem.

Sou conhecido no Brazil e exterior como OSCAR ZANI, tenho 56 anos, minha formação superior, Radialista, Jornalista e TI Gostaria apenas de dizer que sou contra a pirataria, tanto que tenho um Mac instalado no meu Pc funcionando perfeitamente e comprei o Dvd original na Apple Computer do Mac Osx Leopard 10.6.3, tem muitas pessoas, sem ofender ninguém, que ainda diz Hackintosh, Segundo as leis americanas se você compra o Dvd original da Apple, eles são obrigados a dar suporte mesmo que instalado em um Pc. Sonhos Digitais por favor vamos somar nossos conhecimentos e informar a todos que querem instalar um Mac em um Pc, que estamos protegidos pelas leis Americanas.)

(Se não leu o primeiro artigo, em que explico o que é hackintosh, pode fazê-lo aqui.)

Este tutorial destina-se à instalação de um hackintosh numa motherboard Asus P7H55D-M Pro.

Tudo começou com as habituais viagens pela net. Daquelas sem destino por florestas digitais desconhecidas. Mas não das virgens. Essas, dizem-me, já não as há. As florestas, é claro. Conheço o projecto OSx86 talvez desde o início, quando as distribuições começaram a multiplicar-se na net. Na altura experimentei, com pouca preparação e nenhuns resultados. Desde então tenho, regularmente, deitado um olhito a estes projecto.

Logo do fórum tonymacx86

E foi o que fiz há dias. Vendo que as coisas tinham avançado bastante, decidi investigar. De repente, e para variar, até parecia que o meu próprio pc era um potencial candidato. Um processo super trabalhoso e mal documentado (ou demasiado documentado), daqueles que dão vontade de arrancar os cabelitos da careca…do vizinho. Sem dúvida um projecto para mim. Este é o relato da minha hipotética experiência. Documentei as minhas alegadas aventuras em terras do hackintosh e partilho-as aqui convosco.

Não programei nem criei o processo, por isso não se esqueçam: não matem o mensageiro. Euzinho aqui sou só o mensageiro. Mas agradeço a todos os intervenientes neste processo, que permitem que pessoas em início de carreira, ou formação, possam ter um hackintosh até terem dinheiro para comprar um Mac.

Este tutorial é baseado no método “iBoot + MultiBeast”, do tonymacx86, que pode ser visto aqui e neste tópico do mesmo blog. Destina-se à instalação da versão 10.6.3 do Mac OS X, Snow Leopard. Testei e compilei as dicas úteis que encontrei aqui e noutros sítios. Depois traduzi, fotografei e “personalizei” a instalação para correr neste hardware, com um mínimo de passos e esforço. Comecei às 10h da manhã do dia 1 e acabei às 2 da manhã do dia 2 com um hackintosh funcional mas sem arranque (boot) “automático”. No processo tive de, inclusivé, trocar a unidade de dvd-rom do pc.iBootPlusMultiBeastLogo

Este fim de semana fiz tudo outra vez e registei tudinho para não cansarem essas cabecinhas. Destina-se a uma instalação que use componentes iguais ou idênticos aos descritos neste tutorial. Nesta lista de compatibilidade de hardware, do Projecto OSx86, podem ver a compatibilidade da vossa motherboard, por marca, modelo e versão de BIOS. O método “iBoot + MultiBeast” (2010), feita a tradução, é descrito como:

“…concebido e testado para funcionar em qualquer pc de secretária ou portátil com processador Intel Core i3/i5/i7. Há relatos de funcionamento com processadores CoreDuo, Core2Duo e até Pentium 4. No entanto, os processadores AMD não são suportados por este método…”

HARDWARE UTILIZADO

  • Placa-principal (motherboard): ASUS P7H55D-M Pro (BIOS rev.1604)ASUSP7H55-MPRO
  • Processador: Intel® Core™ i3-530 Processor @ 2.93 GHzintel-i3
  • Memórias: Kingston DDR3 1333MHz 12GBfoto de memórias kingston
  • Placa-gráfica: ATI 5750 1024MBPlaca-gráfica ATI 5750 1024MB
  • Disco Rígido SATA (o disco será formatado, se precisa dos dados tem de os gravar antes)foto de disco rigido

DIFICULDADES ENCONTRADAS

As dificuldades iniciais deste processo, foram a afinação dos parâmetros de kernel e a sua aprendizagem. Mas a maior dificuldade, a que causou maior perda de tempo, foi a constante interrupção da instalação aos 18 minutos. Simplesmente não passava dali. Só depois de mudar de leitor de dvd-rom, de um SATA para um IDE (não tinha mais nenhum SATA) é que tive sucesso.

Muitos passaram por esta dificuldade e resolveram-na da mesma forma. Mas ainda hoje não acredito que o leitor esteja avariado porque continua a gravar bons dvd’s. Parece, contudo, que há algum problema com os dvd-rom’s, talvez o firmware seja a causa. É raro mas já encontrei este problema noutros projectos. Vamos lá ver se conseguimos fazer magia com os computadores. É uma magia pequenina, mas vamos tentar.

PREPARAÇÃO

  • Se tiver mais de 4 GB de memória retire os módulos necessários até ficar só com 4 GB de RAM instalados, depois da instalação pode repôr o resto da memória (fiz várias instalações com sucesso com o total dos meus 12 GB RAM);
  • Use só uma placa gráfica e na primeira slot PCIe e só um monitor ligado, de preferência à porta HDMI DVI;
  • Desligue todos os discos rígidos menos aquele que vai usar. Ligue o disco ao SATA 1, na sua motherboard;
  • Desligue todos os periféricos USB, como impressoras, scanners ou outros. Deixe só o rato e o teclado;
  • Retire todas as placas PCI que possa ter dentro do seu pc, podem não ser compatíveis;
  • Desligue o cabo de rede.

SOFTWARE NECESSÁRIO

iBoot+Mul+SL Pessoalmente, acho preferível termos tudo preparado antes da instalação. Depois, é só seguir os passos. Por isso, vamos já tratar do software. Penso que já terão a vossa cópia original do Snow Leopard, senão, podem adquiri-la na Amazon.com. Antes da instalação do Mac OS X, vamos precisar do seguinte software:

Pode descarregar o software carregando nos links acima. Lembre-se que é obrigatório o registo em http://www.tonymacx86.com/register.php para descarregar os dois primeiros programas. A actualização 10.6.8, da Mac, é gratuita e basta clicar no link. Vamos copiar o Multibeast e o Mac Combo Update para uma pen usb (+ de 2 GB) ou um dvd. O iBoot 3.3.0, despois de descompactado, vai revelar um ficheiro .iso. Vamos gravá-lo para um cd. Vai ser o nosso cd de arranque (bootable), que nos irá permitir instalar o Snow Leopard. Com tudo isto à mão vamos configurar a BIOS.  E estamos cada vez mais perto da terra proibida.

CONFIGURAÇÕES DA BIOS

Para entrar na BIOS da nossa ASUS P7H55D-M Pro, carregue na tecla “DEL” assim que o computador arranca. Para navegar dentro da BIOS, use as setas do teclado. Para sair de alguns menus é preciso usar a tecla “ESC”. No fim, saiam com “F10” e “Enter” para gravar as alterações. Siga as imagens e copie as configurações da BIOS. Se nunca mexeu na BIOS não tenho a certeza que este seja o projecto indicado para si.

foto hackintosh Bios10 config

foto hackintosh Bios20 config

foto hackintosh Bios30 config

foto hackintosh Bios 40 config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios configEstá ver o 22 dentro do círculo vermelho? É o busratio (ou core ratio) do meu processador. Tome nota do seu ou consulte  a tabela de busratio. Será preciso mais tarde. Todos os créditos/méritos da tabela são do tonymacx86.

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

E pronto, não precisa de copiar mais configurações. Então porque é que estão aqui mais fotos? Estão aqui para quem quiser configurar o pc para arrancar, por defeito, do dvd. Afinal, vamos fazê-lo algumas vezes. Esta seria a configuração recomendada no original mas não a recomendo. Aconselho o uso de “F8”, assim que o pc arranca, e seleccionar, à mão, de onde pretende arrancar o pc.

Eu explico. O processo de arranque do pc é bem mais rápido que o abrir/fechar da unidade de dvd-rom. Se o pc não encontra o cd dentro da unidade passa para o item seguinte na lista de arranque, o disco rígido. Que ainda não está pronto para arrancar por falta de bootloader instalado. Vamos, por isso, usar o “F8” e escolher, à mão, o dvd como unidade de arranque. Este método tem um segundo objectivo, dá-nos tempo de pegar e mudar de cd para dvd sempre que necessário. Só então damos o “Enter”, com o media certo dentro do dvd-rom.

foto hackintosh Bios config

foto hackintosh Bios config

INSTALAÇÃO DO HACKINTOSH

Vamos lá ao passo a passo. 1. “F8”: Depois de configurada a BIOS, arrancar o pc e carregar em “F8”; 2. iBOOT 3.3.0: Inserir o cd do iBoot e seleccionar o dvd como unidade de arranque. Carregue no “Enter” e espere até o cd arrancar e parar neste ecrã; iBoot imagem3. “F5”: Tire o cd do iBoot e insira o dvd do Snow Leopard. Espere um pouco e carregue em “F5”. Deverá ver esta alteração (peço desculpa pela foto); iBoot 4. PARÂMETROS de KERNEL (kernel flags):

Traduzi kernel flags como parâmetros de kernel. Nesta fase vamos introduzir os parâmetros de kernel para que o Mac OS X reconheça o nosso pc correctamente. Onde introduzo? se não vejo onde escrever? Basta começar a escrever que, imediatamente, aparece uma caixa e o texto torna-se visível. Podemos acrescentar diversos parâmetro, uns a seguir aos outros, separados por espaço.

DICA: nesta altura o mapeamento do seu teclado é equivalente ao Americano, por isso não vai encontrar o “=” no sítio onde devia. Em vez disso carregue em “«” para obter o mesmo efeito. Vamos escrever o seguinte e da forma como aparece escrito e carregar no “Enter”;

PCIRootUID=1 busratio=22

iBoot parametros

O valor do busratio é o que vimos anteriormente. Deve alterar para o seu. Também pode experimentar “PCIRootUID=0″ ou “GraphicsEnabler=No”, se o exemplo acima não funcionar no seu hardware. A partir daqui devemos ver o instalador iniciar-se;

mac os x arranque

Até chegar aqui; Snow leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

Repare no campo a vermelho no topo da imagem da direita. Aqui abrimos o “Utilitários/Utilitário do Disco”, indispensável para o passo 5. Se este menú aparecer sombreado, sem hipótese de selecção, é possível que o seu original do Mac 10.6.3 não seja a versão correcta ou não seja bem “original” (vanilla). O tamanho máximo das partições é 1 TB. Recomendo um pouco menos para evitar outros problemas.

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação 5. FORMATAÇÃO do DISCO RÍGIDO: 5.1. Seleccionar o disco rígido; 5.2. Clicar em “Partição”; 5.3. Em “Esquema do Volume”, escolha “1 Partição” (o número de partições vai depender do tamanho do seu disco); Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação 5.4. Dar um nome ao volume, “Snow Leopard” neste caso; 5.5. Formato do volume: “Mac OS Expandido (com registo)”; 5.6. Carregue em “Opções” e escolha “Tabela de partições GUID”; Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação 5.7. Clique em “Aplicar” e “Particionar”, no aviso que aparece; 5.8. Quando a formatação acabar, seleccione o menú no canto superior esquerdo para sair do “Utilitário do Disco”. Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação 6. INSTALAÇÃO Mac OS X:

O Mac OS X é um sistema operativo bastante simples de instalar. Escolha a língua em que quer utilizar o seu hackintosh. Não se preocupe com o mapeamento do teclado, irá ser escolhido mais tarde. Continue a dar os cliques para concordar e continuar.

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

Neste ecrã, mais em baixo, tem de escolher o disco onde vai instalar o Snow Leopard. Alguns tutoriais referem a possibilidade de personalizar a instalação. Não recomendo. Ao preparar este tutorial, experimentei das duas formas e precisei de kernel flags diferentes para as duas instalações. Não vale a pena. Foi uma grande perda de tempo.

Escolha o disco, clique em “Instalar” e já está. Espere 30 minutos mais coisa, menos coisa. Os screenshots, em cima, apresentam o processo todo.

Snow Leopard instalação

No fim, serão brindados com esta ecrã. Ou talvez não. É consoante a instalação e os manuais. Quase todos referem um ecrã final que diz que a instalação correu mal ou coisa do género. Felizmente fui sempre brindado com este ecrã.

Snow Leopard instalação

7. REINICIAR

7.1. Reinicie o pc e carregue no “F8”;

7.2. Insira o cd do iBoot e arranque a partir deste;

7.3. Quando chegar a este ecrã, seleccione a maçã, com as setas, e escreva o seguinte PCIRootUID=1 e carregue no “Enter” Snow Leopard instalação8. FINALIZAR a INSTALAÇÃO

Não há muito que vos possa dizer sobre esta fase. Basicamente é só seguir os passos que vão aparecendo e preencher os campos necessários. Nesta altura, assim que entro no Mac OS X para finalizar a instalação, ouço a música do vídeo de boas-vindas da instalação do Snow Leopard mas não vejo o dito vídeo.

DICA: não ponha nenhuma password nesta fase nem utilize “@”. O teclado pode deixar de funcionar e, então, vai precisar de correr o Multibeast, que lhe vai pedir a palavra-passe. Aquela que não consegue escrever. E a @? Não vai conseguir fazê-la com o teclado do windows. E não há solução? Claro que sim, ensino mais tarde. Vamos deitar um olhito às imagens.

sl installsl installSnow Leopard instalação

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

E pronto, já está instalado o “nosso” Mac OS X. E é só isso? Não, ainda não temos uma máquina a 100%. Nem arranca sózinha, por enquanto. Vamos ao resto que estamos quase lá. Na terra proibida.

Assim que carregar em “Ir”, será brindado com os ecrãs em baixo. Neste momento temos som e rede. Nos últimos dois ecrãs vemos o Safari a navegar na net. Mas temos muito baixa resolução de imagem. Esse é um problema de que vamos falar mais à frente, mas preparem-se para umas horas de intimidade com o google.

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

Snow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalaçãoSnow Leopard instalação

9. ACTUALIZAÇÃO

9.1. Abrir o “Finder” (equivalente ao Explorardor do Windows ou ao Konqueror/Nautilus, em Linux) e copiar, da pen ou do dvd, o MultiBeast – Snow Leopard 3.10.1 e Mac OS X 10.6.8 Update Combo v1.1 para a “Secretária” (Ambiente de Trabalho do windows);

9.2. Abra o Multibeast com dois cliques e não mexa mais, por agora. Dê dois cliques no ficheiro do Mac OS X 10.6.8 Update Combo e mais dois na janela que se abrir. O objectivo é que veja o seguinte:

Mac OS X 10.6.8 Update Combo v1.1

9.3. Instale o Mac OS X 10.6.8 Update Combo v1.1, mas SEM REINICIAR O COMPUTADOR NO FIM; pode acontecer fechar-se sózinho. Não faça nada, aconteceu-me duas vezes e não é um problema.

9.4. Abra o “Finder” e navegue até “Sistema/Biblioteca/Extensions”, na raíz do seu disco, e apague os seguintes ficheiros:

1- AppleIntelHDGraphis.kext 2- AppleIntelHDGraphisFB.kext 3- AppleIntelHDGraphisGA.plugin 4- AppleIntelHDGraphisGLDriver 5- AppleIntelHDGraphisVADriver.bundle

10. MULTIBEAST

10.1. Passe para a janela do Multibeast que já deve estar aberta. Se se fechou abra-a outra vez. É normal acontecer. Clique nos “Continuar” e “Concordo” que vão aparecendo.

multibeastmultibeast

10.2. Configure o Multibeast como na imagem em baixo. Ajuste consoante o seu hardware. No meu caso tenho um teclado PS/2, selecciono a opção “PS/2 Keyboard/Mice…”. Não seleccione “AMD RADEON Plugin” em “FakeSMC Plugins”. Mesmo que tenha uma Ati. É o meu caso, experimentei e não deu nada. A solução para a Ati é outra. Não experimentei com Nvidia. Terão de procurar a solução no Google. Uma busca nestes termos “hackintosh nvidia gt440”.Multibeast

Quando ficar sem som/rede/teclado deve correr o Multibeast com as definições necessárias + “System Utilities”, SEMPRE. Só deve reparar numa situação de cada vez. Arranja a rede e reinicia. Arranja o som e reinicia. Sempre só uma coisa de cada vez. Para o som deve escolher a “VoodooHDA 0.2.56”. Se quiser começar de fresco, após vários insucessos, é só apagar a pasta “Extra”, na raíz do seu disco. Todas as opções do Multibeast estão documentadas no painel de baixo do programa. Bem como a sua utilização recomendada. Esteja atento.

Reinicie o pc. Estamos quase lá. É só mais uma bequinha.

11. QUASE LÁ

11.1. Assim que vir o ecrã em baixo carregue na BARRA DE ESPAÇOS para parar o countdown e introduzir a kernel flag, pela última vez. Este ecrã significa que o bootloader já está instalado e que o pc poderá arrancar sózinho, assim que o ligar. Mas ainda não é desta. Só na próxima.

SL Boot

11.2. Insira PCIRootUID=1 e carregue no “Enter”;

11.3. Abra o Multibeast e seleccione conforme a imagem em baixo.

11.4. Tire o cd do iBoot e reinicie. Já não deve precisar mais dele por agora. Mas mantenha-o à mão. Sempre que não conseguir arrancar directamente para o OS X, use o iBoot e as kernel flags.

Multibeast2

12. RESOLUÇÃO DO MONITOR – ATI 5750

12.1. Navegue até “Sistema/Biblioteca/Extensions”;

12.2. Abra o ficheiro ATI5000Controller.kext com o botão direito do rato e clique em “Mostrar Conteúdo do pacote”;

12.3. Abra “Contents” e copie “Info.plist” para a “Secretária”;

Ati500Ati500_2Ati500_3

12.4. Abre “Info.plist” e navegue até onde diz “<key>IOPCIMatch</key>”;

12.5. Copie este valor 0x68BE1002 para o final da linha imediatamente em baixo e grave o ficheiro;

12.6. Abra a pasta original “Contents”, do passo 12.3, e copie o ficheiro que alterou para dentro desta. Acabou de substituir o ficheiro original;

12.7. Reinicie o computador;

12.8. Depois de reiniciar, já pode alterar a resolução do monitor em “Preferências do Sistema”.

Parabéns, chegou à terra proibida!

FIM – THE END – LE FIN

Digam como correram as vossas instalações. Se não abrirem os teclados não poderei ajudar. Também estou a aprender e vou partilhando convosco assim que aprender mais.

Espero traduzir alguns conteúdos (EDITADO: os melhores conteúdos já estão traduzidos/ criados de origem, em Português, no http://olarila.com/forum/), em breve e depois de pedir autorização a quem tiver de ser. E tentar refazer o processo. Talvez seja possível retirar um passo importante a este tutorial. Assim já não não tinha 12 passos.

(EDITADO:) Galera, têm tido sucesso com a instalação? Sei pouco mas posso tentar ajudar. Entretanto já tenho DSDT para nossa mobo com bios rev. 1604. Com e sem patch para som (usei no DSDT c/patch no 10.8.2). Se acharem que pode ajudar, digam que eu disponibilizo para download.

Tudo o que se refere à optimização do funcionamento do hackintosh fica para explorar num próximo tutorial. Ou quando eu aprender.

Até Sempre;

O Meu Hackintosh

SonhosDigitais

(PEDIDO: Por favor, digam se este guia de instalação, ou tutorial, ajudou na instalação do vosso hackintosh. Digam também qual é o vosso hardware. O projecto OSX86 é um esforço comunitário e só com os relatos  dos nossos sucessos e falhas é que se poderá ajudar mais pessoas.

Outra coisa, eu sou da geração do “por favor e “obrigado”. Sem eles há coisas que, simplesmente, não vão acontecer. Não custa nada dizer “por favor, pode ajudar-me?”, “obrigado”. Acreditem que ajuda muito.)

Anúncios

66 comentários a “HACKINTOSH: INSTALAÇÃO

  1. Poderia me ajudar?
    Meu mac tem o OS lion, mas por engano baixei uma atualização na app store do OS X, mas quando cliquei,deu erro e não consigo reinicializar meu sistema. Tem algo que posso fazer para voltar para o meu OS lion??? Obrigada

    • É melhor procurares ajuda num fórum específico de mac’s. Nunca trabalhei com essa versão, Kel, não saberia o que te dizer, nem sei se tem Time Machine. Se tiver começa por aí.

      Abraço;

      SonhosDigitais

  2. Boa tarde, tenho um notebook ASUS A45A com Core i5 3210M, 6GB Ram e 500HD, gostaria de fazer a instalação do Mavericks nele porém não consigo fazer o boot pelo iBoot, esse modelo de notebook não dá suporte a boot pelo CD. Como devo proceder?

  3. Olá tenho um Toshiba P50-A-125 este modelo é compativel com hackintosh? Se sim de que forma poderei fazer? Já tentei de várias formas mas nunca consigo, das formas que utilizei o computador carregava o instalador mas dava erro e reiniciava, e de outra forma o computador ficava parado com o ecra cinzento e o simbolo da maçã.

    Se me puderem ajudar agradeço.

  4. ola amigo eu fiz o hackintosh no meu lg s460 mas tive q istalar no hd externo pois na istalaçao nao aparecei o meu hd no utilitarios entao istalei no externo mesmo
    mas agora quero mudar resolução istalar placa wirelles mas nao sei como proceder
    e tbm o meu teclado e mause nao funcionam
    modelo
    not lg s460
    core i3
    320 hd
    istalação feita pelo iaktos ml2
    quando usei o cd lion dava erro em 18 por cento depois vi q esse metodo e pq o driver nao e ide
    entao com aquele cd aparecia normal
    mas com o iaktos nao ler o hd ja o teclado nao sei

Os comentários estão fechados.